Publicado por: inwhitelight | 16 de Julho de 2009

Um post mesmo à gaja!

Eu tenho uma obsessão por olhos azuis. Tirando o meu primeiro namorico que tinha olhos castanhos (e era negro mesmo) e o rapaz que me roubou o meu primeiro beijo (e que portanto eu não tive escolha) todos os rapazes com quem namorei ou enamorei tinham olhos azuis. São gostos, atraem-me mais.

O meu mais que tudo (e entretanto a semana passada fizemos 8 anos de namoro) tem olhos azuis, portanto. E não basta o facto de eu gostar de homens com essa cor de olhos também sempre desejei ter filhos com olhos cor do mar.

Não acham tão lindos os bébés de olhos grandões com o oceano lá pelo meio? Os de olhos castanhos também são fofos, vá… mas os outros são mais =) (É mesmo treta de gaja)

Agora falando a sério… tendo eu olhos castanhos e o meu homem azuis, quais são as reais probabilidades de virmos a dar crias parecidas com o pai? 50/50?

70/30? (dado que o macho costuma ter predominância genética?)

30/70? (dado que não vou ver o meu desejo realizado?)

Responses

  1. Nada como ser um homem a comentar um post mesmo a gaja, por isso… knt a probabilidades, eu arrisco no 100%… as lentes de contacto fazem milagres! D’outra forma, boa sorte! 😀

  2. É uma questão de probabilidades genéticas mesmo…

    os pais do teu namorado têm também olhos azuis?????

    🙂

  3. Eu Mesma o pai dele tem olhos castanhos e a mãe verdes LOL ele foi buscar os olhos azuis à avó…digo eu… mas ele é demasiado parecido com o pai para haver dúvidas…lol

  4. A probabilidade é muito baixa, os olhos castanhos predominam sempre.
    Tanto o meu avô materno como o meu avô paterno, tem olhos azuis, e nem filhos nem netos de ambos tiveram olhos azuis.

    Conselho: Se nao sair olhos azuis logo a primeira, vai continuando a exprimentar até sair.

  5. As probabilidades não são assim tão lineares, vários factores têm de ser considerados. Conta muito também os avós, bisavós, etc.
    E dsclp dizer-to mas os olhos castanhos são dominantes em relação aos azuis.

  6. De que cor são os olhos dos teus pais? E dos teus avós?

    Isto é assim: o castanho corresponde a um alelo dominante e o azul corresponde a um alelo recessivo. Cada um de nós tem dois alelos para a cor dos olhos (bem como para todas as outras características), sendo que recebemos um da mãe e um do pai.

    Trocando por miúdos:

    Se um dos teus pais tiver olhos azuis, então a probabilidade de teres um filho com olhos azuis é de 25%.

    Se ambos os teus pais tiverem olhos castanhos e forem “puros” para essa característica (isto é, só tiverem informação genética para olhos castanhos), a probabilidade de teres filhos com olhos azuis é de 0%. Sorry!

    Se, por ventura, ambos os teus pais tiverem olhos castanhos mas pelo menos um deles tiver informação genética para olhos castanhos e para olhos azuis (sendo que o castanho domina sobre o azul, como disse antes, pelo que terá na mesma olhos castanhos) e tiveres herdado esse alelo para olhos azuis que não se manifestou (porque tens olhos castanhos), a probabilidade de teres filhos com olhos azuis é de 25%.

    Esclarecida?

    Sabendo a cor dos olhos dos teus avós (paternos e maternos) e a cor dos olhos dos teus pais e dos teus tios dava-te a probabilidade certa…;)

  7. WOW Rapariga do batom vermelho =) (apesar das notícias não serem animadoras) O meu avô materno tinha olhos azuis, a minha avô materna verdes e a minha mãe tem-nos verdes. O meu avô e avó paternos e o meu pai têm olhos castanhos. Na família do meu namorado não sei ao certo mas da parte da mãe há olhos azuis, do pai castanhos 🙂

  8. Tanto quanto sei, as informações genéticas não se “calculam” dessa forma, porque podem ir buscar informações a até 3 gerações atrás, se não estou enganado. Pergunta ao teu mais que tudo a côr dos olhos do avô/avó dele! 😛

  9. Bem, eu ouvi dizer que os bebés nasce todos de olhos clarinhos… depois, fica a resposta da Rapariga do batom vermelho! 🙂

    beijinho

  10. Tendo em conta a informação que me deste, a tua mãe terá certamente um alelo para olhos azuis e outro para olhos verdes. Falta saber qual desses dois herdaste, para além do castanho que herdaste do pai.
    Se herdaste o azul, as notícias não são más: tens 50% de probabilidades de ter filhos com olhos azuis. Se herdaste o verde, então não há nada a fazer porque toda essa informação domina sobre o azul e a probabilidade é de 0%.

    Quanto ao comentário do Ninja!, fala uma rapariga que fez Genética com distinção!;)
    A informação sobre a cor dos olhos da família do namorado da inwhitelight não serve de nada. Ao sabermos que ele tem olhos azuis, só pode ter os dois alelos com informação para essa cor. Caso contrário, teria olhos de outra cor porque o azul não tem força para se manifestar na presença de informação dominante. O que é importante saber é a cor dos olhos de toda a família da inwithelight, mas isso já eu perguntei. Aliás, todos os resultados foram apresentados com ressalvas. Isto é, são resultados que se esperariam na presença de algumas condições. Obviamente que sem toda a informação, os resultados são só hipóteses.

    Dava jeito era saber a cor dos olhos dos teus tios por parte do pai!;)

    Beijinho*


Categorias

