Publicado por: inwhitelight | 29 de Junho de 2009

Estranha forma de vida

Foto tirada por Anthony Suau, para o Times e foi a grande vencedora do World Press Photo 2009.

Olhando para a imagem parece uma foto (infelizmente) normalíssima de uma situação de Guerra. Acontece que a foto foi tirada em Cleveland, Ohio, na América pois, enquanto um detective faz uma vistoria a uma casa cujos donos foram despejados por não conseguirem pagar o empréstimo bancário.

É impressionante não é? A mim arrepia-me. É uma nova espécie de guerra que nasce, as pessoas estão na sua vida normal, há um ciclo de crise, perde-se o emprego, as taxas de juros são altas, já se paga a casa há duas décadas mas começa-se a não se conseguir, são expulsos de casa, esta é revistada como se fossem em busca de um serial killer, a casa fica desocupada pronta a ser “invadida” por drogados e outros que tais.

Isto no suposto país mais desenvolvido do mundo. Triste isto.

Responses

  1. Chocante, no mínimo…

  2. Estas fotos são sempre demasiado chocantes….

  3. Desculpem lá, mas o que é chocante?

    Chocante ver um policia armado a revistar uma casa?
    Não é o vemos todos os dias nos jornais?

    Já vi coisas bem mais chocantes e bem mais cruéis do que isto, e a historia que está por traz da imagem até nem é das piores.

    E não nos podemos esquecer que os EUA são um pais desenvolvido para quem tem dinheiro, para quem não tem, a vida é lixadinha.

  4. Dizem que uma imagem vale por mil palavras, mas esta do post não diria as mesmas que acabaste de escrever!!

  5. Por acaso achei o mesmo Bloguótico. A foto só merece o primeiro prémio quando se sabe a que se refere porque por si tinha outras bem melhores!

  6. Todos os locais têm de ter a sua pessoa do contra, a mim, no blog, calhou-me a Danae =)
    A vida é lixadinha para quem não tem dinheiro em qualquer local do mundo, certo?
    A mim é chocante que seja necessário entrar de arma em riste só para verificar se uma casa está mesmo desocupada, está certo que se assim não fosse o Sr. Detective arriscava-se a levar um balázio de um ex dono enfurecido, o que eu até (infelizmente uma vez mais) entendia.
    A mim choca-me que não haja outras soluções para épocas de crise.
    A mim até me choca que a foto vencedora não seja uma vez mais de uma vítima de guerra, da fome, vinda de um país de terceiro mundo.
    A mim choca-me que cada vez que postes neste blog seja para contradizer (estás à vontade para o fazer) mas se não concordas com nada do que escrevo para quê dares-te ao trabalho?

  7. Tu tens o ipod cor.de.rosa?? Desculpa lá, mas não podemos ser amigas =P Estou tão invejosa! =P

  8. Claro que é chocante! Faz-nos questionar em que mundo é que vivemos, faz-nos perceber que nada do que temos é realmente nosso, porque a qualquer momento um Madoff entra.nos na vida e ficamos a ver navios! E por muito inteligentes e perspicazes que sejamos, quem protagoniza estes roubos já tem muita prática na bagagem e dá-nos a volta sem percebermos como. Já pra não falar que é a olhar pra situações deste género, que percebemos que pra sermos de um mundo dito desenvolvido, ainda temos muita sopa pra comer. Por isso sim, é chocante.

  9. Sweetie é evidente que não lias o meu blog na altura dos posts sobre o ipod cor de rosa. Foi muito tempo a desejá-lo, a poupar, e a decidir-me por cometer a loucura de gastar aquele dinheiro numa coisinha cor de rosa. Não me arrependo nadinha!

  10. Não acho assim tão chocante quanto isso. Não há drama nenhum. Sem a legenda, podia ser uma casa hipotecada como uma crackhouse (sei que não era uma zona de guerra porque senão o homem tinha capacete, não estava só com uma pistola e teria apoio nas costas) :p

    E o desenvolvimento dos Estados Unidos é muito relativo. Preferia ir para a Suécia ou Finlândia do que para os EUA – é preferível saber que nunca se vai viver numa mansão, mas que também não se vai andar a virar hamburgeres para mesmo assim estar a viver debaixo da ponte…

  11. Silva tal como já dissemos eu e o Bloguótico neste caso a imagem vale mesmo pela legenda.


Categorias

