Publicado por: inwhitelight | 24 de Março de 2009

Mestre da ilusão!

Ontem um colega de trabalho e ex-colega de curso (embora ele terminasse dois anos antes de mim, pois é mais velho), perguntou-me se sabia se não entregando a tese de mestrado antes de Setembro se teria de pagar novamente as propinas e ainda se era obrigado a fazer depois o mestrado normal de Bolonha.

E eu fiquei tipo: What? Mas estás a falar do quê?

É que ele começou a tirar o mestrado mal acabou o curso mas ainda não entregou a tese. E eu disse-lhe que eu não sabia como estavam as coisas pois se com a licenciatura estava na caixa de supermercado (tal como ele), o mestrado não me ia levar mais longe.

E eu sempre, sempre, enquanto estudei quis tirar o mestrado. Mas, de facto, é uma grande desilusão acabar o curso e não ter emprego na área e ir gastar ainda mais dinheiro, tempo e esforço em estudos.

Que garantias me dá este país que daqui a dez anos estarei melhor e que o mestrado até me daria jeito, já que toda a gente está a virar Mestre graças a Bolonha?

A mim não me dá nenhumas e por isso acho que mais estudos são desnecessários. E vocês o que acham?

Responses

  1. Acho o mesmo k tu! Eu concluí a licenciatura e nunca foi minha intenção tirar logo um mestrado! Em primeiro lugar, por axar k seria muito dificil fazer tudo ao mesmo tempo (estágio, e formação na Ordem) e dps por axar desnecessário… pelo menos para já!
    Hoje em dia ter estudos até pode ser um problema! Se n se encontra trabalho na área p a qual se estudou… e se se procura trabalho noutra área kk, dizem k se tem qualificações a mais! É estúpido, mas pronto!

  2. Eu também quero tirar mestrado. Não agora. Sinceramente nem sei se vale a pena. Porque já é difícil arranjar um emprego com licenciatura, tanto na área em que nos licenciamos como noutra, porque ou temos qualificações a mais ou não era bem aquilo que eles estavam à procura!… Não sei se neste momento vale a pena. Mas quem conseguir fazer o investimento acho que sim, que o deve fazer. É tudo muito subjectivo e depende de área para área. Neste momento eu não arriscava nem tenho capacidade económica para me meter já nisso. Mas isso sou eu.

  3. Se antes de Bolonha, o Mestrado distinguia as pessoas, hoje em dia só com o Doutoramento… Eu vou apostar na minha formação porque acredito que quanto maiores são as qualificações, maior é a probabilidade de vingar no mundo do trabalho na área de especialização! E mesmo que custe, os limites das pessoas qualificadas estão sempre mais acima…

    Concluindo: Apesar de tudo, continuo a acreditar que vale a pena!;) Mas isto sou eu, que sou realmente apaixonada pela minha área e adoro estudar/aprender!:$

  4. É oficial, toda a gente ficou com carinhas lindas e eu fiquei com aquela imagem de songa monga. Nhaca.

  5. Bem…
    eu confesso que tirei licenciatura e nunca mas nunca pensei em avançar com mestrado…

    com esta historia de bolonha ainda pensei fazer 3 ou 4 cadeiras adicionais para passar a mestre (na minha faculdade é apenas necessário mais 3 ou 4) mas confesso que….

    acho que náo me traz mais valia nenhuma….

    A nivel profissional cheguei onde cheguei com licenciatura e não é um mestrado que me vai fazer andar mais….
    fiz foi há uns anos atrás especialização na área em que trabalho, o que é quase equivalente a mestrado….

    🙂

  6. Bloguótico: É que é mesmo isso! Se tens muitos estudos é porque tens a mais, se não tens estás em desvantagem… olha que porra!

    Rapariga do batom Vermelho: O meu receio é esse, que só se comece a valorizar quem tenha doutoramento… e eu com a reles da licenciatura!

    Eu mesma: Tu és uma miúda prática! lol eu se calhar futuramente e estando melhor monetariamente ainda me meto a tirá-lo… neste momento Não mesmo!

    Oh Salto Alto quanto às carinhas que calhou na sorte a cada um eu até já tenho um post semi-preparado que vou lançar um dia destes… prepara-te! lol e o teu até está querido com óculinhos e tudo!

  7. A Salto a queixar-se da carinha que lhe calhou?! Já repararam na minha?! Pareço um cubo de gelo depois de ter levado uns socos de alguém! Inda por cima verde!! lool

  8. Ah???… como foi isto possível?
    Acabei de publicar o coment anterior e o cubo de gelo verde de k falei transforma-se num cubo de gelo vermelho/rosa?! E o Bloguótico em Sandra Castro?!

    Estranho!

  9. No meu post de hoje, aco que digo tudo em relaçao a querer ou não fazer mestrado!
    Ah pois é! Ando cá eu a trabalhar e agora boss diz que nao me pode pagar mais que ordenado minimo.. fico a pensar.. “e a licenciatura? para que serve?” quanto mais um mestrado. Um dia não digo que não o faça. Neste momento.. Não!


Categorias

